top of page

Desde Turquia 2020 Ferrari e Mercedes não se encontravam no pódio | GP da Grã-Bretanha


A maior campeã da Fórmula 1, Ferrari com 16 títulos mundiais de construtores, e a heptacampeã Mercedes dividiram o pódio após 13 corridas.


Foto: AFP/Reprodução

Além da vitória de Hamilton, o Grande Prêmio da Grã- Bretanha também contemplou um reencontro de duas grandes equipes: Ferrari e Mercedes. A última vez dos times juntos em um pódio havia sido na Turquia em 2020 na vitória que garantiu o sétimo título a Lewis, na ocasião Hamilton, Pérez e Vettel foram os três primeiros.


Acontece que desta vez Charles Leclerc foi o responsável por colocar a Ferrari no pelotão da frente. A equipe que vem lutando pelo terceiro lugar no campeonato deu as caras logo no primeiro treino livre, Leclerc foi P4, já no segundo treino o monegasco foi P2, seguido do companheiro de equipe. Na classificação sprint, Charles conseguiu um ótimo quarto lugar no grid enquanto Sainz, após um choque inicial com Russell, teve de fazer uma corrida de recuperação e ficou com a décima colocação.


A corrida se iniciou com muita emoção, Charles Leclerc tomou o terceiro lugar de Valtteri Bottas e teve uma visão privilegiada do duelo entre Hamilton e Verstappen pelo primeiro lugar; o piloto da Red Bull levou a pior, após o toque com o adversário saiu da pista e bateu forte no muro. Com isso, Leclerc passou Hamilton e se tornou líder da prova. Desde a corrida no Baku o piloto da Ferrari não liderava uma corrida.



Leclerc assume liderança após acidente de Verstappen e Hamilton (Foto: F1/Reprodução)

Na relargada, Leclerc manteve o primeiro lugar e se defendeu de Hamilton, já Carlos Sainz conquistou quatro posições, se tornando P6. No entanto, a liderança do piloto estava ameaçada ao relatar problemas com o carro; no rádio comunicou à equipe que o motor havia apagado e depois ligado, assim, Hamilton, que não tinha conseguido alcançar o monegasco, se aproximava. A Ferrari orientou o piloto sobre os ajustes que deveriam ser feitos no volante. Em seguida, Charles reclamou novamente- a equipe depois informou que o problema era na administração de mapas do motor- Hamilton seguiu cada vez mais próximo do carro 16 da escuderia italiana, mas não teve chance de ultrapassar.


Na volta 23, Carlos Saiz assumiu a terceira colocação por conta dos pit stops de Bottas e Norris. O espanhol chegou a ser P2 com a parada nos boxes de Hamilton, que além da troca de pneus teve de pagar a punição de dez segundos pelo acidente com Verstappen. Ao ir para os boxes, na volta 29, Sainz teve problemas com os pneus dianteiros e retornou na sexta colocação. Logo em seguida, quando Leclerc, líder da prova, fez seu pit stop a equipe italiana não teve imprevistos e o piloto manteve a liderança.


Na volta 31 Hamilton passou Norris, depois trocou de posição com Bottas e seguiu a caça pela vitória. O piloto da escuderia italiana fez de tudo para defender, manteve um ótimo ritmo até as últimas voltas, mas no fim na prova Leclerc acabou saindo levemente para fora da pista e Hamilton partiu para mais uma vitória na carreira.


Com uma ótima pilotagem, Charles Leclerc foi eleito piloto do dia na votação popular e promoveu o encontro de Ferrari e Mercedes no pódio.


Leclerc é eleito piloto do dia (Imagem: Fórmula 1)

bottom of page