top of page

A corrida que consagrou Lewis Hamilton 7 vezes Campeão do Mundo

O Grande Prêmio da Turquia consagrou Lewis Hamilton como heptacampeão de Fórmula 1, se igualando a Michael Schumacher em títulos. O inglês teve que demonstrar todo seu talento em um fim de semana atípico em Istambul para continuar a fazer história no automobilismo.

Lewis Hamilton conquista o heptacampeonato no GP da Turquia. (Foto: Getty Images)



Asfalto ou pista de patinação ?


Nessa temporada, os pilotos já tinham sofrido no Grande Prêmio de Portugal com a falta de aderência, por conta do novo asfalto de Portimão, mas nada se compara com a pista de Istambul, que além de ter sido recém reasfaltada, contou com a instabilidade do tempo. Afinal chuva + asfalto novo = óleo na pista. Detalhe que o novo circuito foi reasfaltado depois que Pirelli já tinha selecionado os pneus, tendo como base as condições da pista antiga.

Como resultado, os pilotos tiveram extrema dificuldade para controlar o carro. No treino de sexta feira, Lewis Hamilton disse que a pista parecia mais com uma de patinação. Como era de se esperar, no domingo, vários pilotos rodaram na pista. Hamilton encontrou dificuldades, mas mesmo assim fez uma corrida espetacular que o levou ao sétimo título mundial.


+Entenda o caos da pista escorregadia de Istambul.



Um grid de largada atípico

O novo normal da Fórmula 1 em 2020 tem sido as Mercedes na pole position. De todas as corridas, até então, os pilotos da Mercedes tinham largado na frente, mas desta vez com um treino classificatório muito conturbado. No sábado, Hamilton e Bottas não conseguiram ter um bom desempenho e largaram apenas na 6ª e na 9ª posição.

O destaque no Grid foi para o piloto da Racing Point, Lance Stroll, que conquistou sua primeira pole position na carreira- vale lembrar que desde de 1998 não se tinha um canadense na pole.

Após uma ótima performance de Max Verstappen na Q1 e Q2, Lance conseguiu o feito de desbancar o holandês, ao abrir mais uma volta com o cronômetro quase zerado e fazer o melhor tempo, tirando três segundos de vantagem. Felicidade para a equipe da Racing Point, com a primeira pole, e decepção para Verstappen. O piloto ficou desolado com o segundo lugar no grid, em uma classificação que tinha total favoritismo, principalmente depois de ser o mais rápido nos treinos de sexta.

Lance Stroll conquista a pole position no sábado (Foto: Racing Point)



A sorte e o azar de um campeão


Mesmo largando na sexta posição, Lewis Hamilton tinha grandes chances de ganhar o sétimo título mundial. Contou com a “sorte de campeão”, já que, na primeira volta seu companheiro de equipe Valtteri Bottas, o único homem capaz de lhe tirar o título mundial, rodou na pista e, de uma nona colocação, foi parar na última. Hamilton disparou pelo lado esquerdo e conseguiu avançar para a terceira posição, após desviar do incidente envolvendo Bottas, Daniel Ricciardo e Esteban Ocon.

Hamilton avança após se desviar do acidente entre Bottas, Daniel Ricciardo e Esteban Ocon. (Foto:Reprodução/F1)


Logo em seguida, na volta 2, Hamilton acaba tendo um deslize e novamente volta ao seu lugar de largada. Na 16ª volta, o inglês tenta fazer uma ultrapassagem em cima de Alexander Albon, quinto colocado, e acaba rodando na pista. Ainda com pequenos erros, incomuns para Lewis, ele garantia o título Mundial, mas não subiria ao pódio- lugar em que esteve em 11 das 14 corridas dessa temporada.



Entre rodadas e paradas nos boxes, o primeiro lugar

A rodada de Max Verstappen ao tentar pegar o segundo lugar de Sergio Perez na volta 17, foi um momento crucial da corrida, já que o holandês era o preferido para levar a corrida e acabou ficando pra trás. Assim, Hamilton conseguiu avançar para a quinta posição, com Albon, Sebastian Vettel, Pérez e Lance Stroll a sua frente.

Com a parada nos boxes de Vettel na volta 33, Lewis Hamilton avançou para o quarto lugar e logo em seguida, na volta 34, viu Alexander Albon rodar na sua frente e deixar o caminho livre para a terceira posição.


Com o melhor rendimento dos pneus intermediários, na volta 37 Hamilton ultrapassou Pérez, sem dificuldades, e garantiu o segundo lugar. Na mesma volta, Lance Stroll, o líder da prova, com grande desgaste dos pneus e perda de rendimento, entrou nos boxes e Lewis assumiu a primeira posição.

Alexander Albon roda na volta 34 (Foto:Reprodução/F1)


A estratégia de Hamilton

Hamilton fez uma estratégia incrível que lhe garantiu o lugar mais alto no pódio e o sétimo título mundial. Tudo começou quando a pista deu seus primeiros sinais de estar seca e as equipes precisaram decidir se faziam a troca dos pneus de chuva para os intermediários. Charles Leclerc saiu na frente, na volta sete, fez a troca e viu um ótimo desempenho do carro, assim, os pilotos começaram a ir pros boxes.

Lewis fez sua parada na volta 9, logo no início. Acontece que os pneus intermediários têm um ótimo rendimento no início, mas um desgaste bem rápido, o que ocasionou, uma nova parada nos boxes para a maioria dos pilotos. Hamilton, diferente dos outros, disse para sua equipe no rádio que não o chamassem e o deixassem na pista, mesmo tendo seu pneu super desgastado. Entre uma parada e outra dos pilotos, Hamilton foi ganhando posições e fez a proeza de ultrapassar Pérez, primeiro colocado, que estava com um pneu de 26 voltas, enquanto sua Mercedes estava com um pneu de 37 voltas. Assim, ninguém mais foi capaz de tirar o lugar de campeão.

O agora Heptacampeão teve de superar um fantasma do passado; em 2007, no ano em que entrou para a categoria, prestes a fazer um feito inédito: ser campeão no ano de estreia, perdeu seu título por uma teimosia no Grande Prêmio da China. Ao ser chamado para os boxes da McLaren, Lewis não obedeceu, depois, quando fez a parada, se atrapalhou na saída e foi parar na área de escape. Depois, nas seguintes corridas não conseguiu alcançar os pontos necessários para se consagrar campeão mundial pela primeira vez.



Um fim de prova emocionante


Depois de assumir a primeira colocação, ninguém foi capaz de tirar a 94ª vitória das mãos de Lewis Hamilton. O piloto também conseguiu passar pela bandeira quadriculada com 34 segundos de vantagem em relação ao segundo colocado, Sergio Pérez.

Ao concluir a prova, Hamilton, ainda dentro do carro, ficou extremamente emocionado.

Todos puderam ouvir e ver o choro do campeão, que normalmente é mais retraído em suas comemorações.

Hamilton chora após conquista do heptacampeonato (Foto: Getty Images)


Pódio diferenciado


A corrida contou com um trio, até então, inédito no pódio. Lewis Hamilton foi acompanhado de Sergio Pérez, segundo colocado, e Sebastian Vettel, que ficou com o terceiro lugar. O mexicano conquistou seu primeiro pódio do ano, fator decisivo para ele, que vem lutando por uma vaga em alguma das equipes na próxima temporada, já que seu contrato foi encerrado com a Racing Point, que no próximo ano se chamará Aston Martin.

Vettel, que na corrida ganhou oito posições, conquistou na última volta seu lugar no pódio, após seu companheiro de equipe, Charles Leclerc, escapar permitindo, assim, a ultrapassagem do alemão. Vale também lembrar que Vettel conquistou seu primeiro pódio da temporada. Ele vem tendo um complicado ano na Ferrari, com problemas no carro e com a equipe, subiu no pódio representando a escuderia italiana em um tom de despedida, já que no próximo ano será piloto da Aston Martin.

Pódio com Vettel, Hamilton,Toto Wolff e Sergio Pérez(Foto: Getty Images)


Resultado da Corrida

Foto: Reprodução/FOM


Muito mais que 7 vezes campeão do mundo


Após conquistar o heptacampeonato, Lewis Hamilton- ainda dentro do carro- mandou um recado para todos as crianças: “Isso é para todas as crianças que sonham com o impossível. Vocês também podem realizar seus sonhos”.

Além de ser um sucesso nas pistas, Hamilton vem se tornando um grande destaque fora delas. Neste ano o piloto se tornou umas das vozes mais importantes na luta contra o racismo. Inclusive, chegou a bater de frente com a Fórmula 1 sobre o posicionamento contra o racismo. Lewis também luta por outras causas, confira mais desse lado ativista do heptacampeão no podcast Fórmula 1 na veia.








bottom of page