top of page

Em uma corrida maluca Esteban Ocon vence pela primeira vez na Fórmula 1 | GP da Hungria

A etapa em Budapeste com certeza ficou marcada na história da Fórmula 1. Isso porque desde o início a corrida foi cheia de emoção.


Foto: FIA

Na previsão do tempo, a chuva estava marcada para o sábado de classificação, mas resolveu dar o ar da graça no domingo de corrida. Todos os pilotos largaram com pneus intermediários. Bastou o apagar das luzes para o caos começar; Valtteri Bottas, segundo colocado, foi ultrapassado por Max Verstappen, em seguida Lando Norris vinha pelo lado de fora, mas o finlandês da Mercedes acabou errando no ponto de frenagem e fez um verdadeiro strike na pista: atingiu Norris que acertou Verstappen, depois Bottas bateu em Pérez. Ainda na primeira curva, outro acidente aconteceu, Lance Stroll, atingiu Charles Leclerc.


Como resultado, bandeira vermelha e cinco pilotos fora da disputa: Bottas, Norris, Pérez, Stroll e Leclerc. Verstappen saiu com danos no carro e retornou a prova com bastante dificuldades para pilotar. Após a corrida, o piloto da Red Bull admitiu que estava praticamente impossível dirigir o RB16B.


Confusão na primeira volta tira cinco pilotos da disputa (Imagem: F1/Reprodução)

Na relargada, uma surpresa: todos os pilotos, menos Lewis Hamilton, foram para os boxes trocar de pneus, uma vez que a chuva havia cessado e a pista estava bastante seca, não sendo viável o uso dos pneus intermediários. Assim, uma cena inédita aconteceu no Hungaroring: Hamilton largou sozinho no grid pela primeira vez na história da F1, consequência do erro da Mercedes que em seguida chamou o heptacampeão, líder da prova, para o it stop, o que lhe custou a vitória da prova, Hamilton retornou em último, P14.


Esteban Ocon, após a parada de Hamilton, colocou a equipe Alpine pela primeira vez na liderança, seguido de Sebastian Vettel e Carlos Sainz. Lewis vinha em uma corrida de recuperação, no rádio recebeu o apoio da equipe lhe dizendo que poderia vencer a prova. Desta forma, o britânico foi escalando o pelotão. Quando o carro 44 da Mercedes estava em P11, foi novamente para os boxes colocar pneus duros. A parada do heptacampeão foi um acerto da equipe alemã na corrida, depois de ter errado. A estratégia fez com que Hamilton ultrapassasse Daniel Ricciardo e Max Verstappen quando os pilotos fizeram seu pit stop. Lewis encontrou os carros da McLaren e Red Bull na saída dos boxes, como não podiam acelerar Hamilton fez uma ultrapassagem dupla garantindo a nona colocação.


Hamilton passa Daniel e Max na saída dos boxes (Imagem: F1/Reprodução)


Max Verstappen ficou preso atrás de Ricciardo um bom tempo da corrida, somente na volta 61 conseguiu passar o australiano e chegar ao top 10, onde terminou a corrida. Já Hamilton seguia em busca de um lugar no pódio e teve Fernando Alonso pela frente, os dois protagonizaram uma bela batalha. Em um erro do espanhol, o multicampeão foi para o quarto lugar. Na volta 67, foi a vez de Sainz perder seu lugar entre os três primeiros para Lewis Hamilton.


Na frente do pelotão, Esteban Ocon liderou boa parte da prova, mas a liderança não foi tranquila, o francês teve que se defender dos ataques de Sebastian Vettel.Quando Ocon foi para os boxes, na volta 37,retornou em P2, mas logo em seguida recuperou a posição na parada do seu companheiro de equipe, Fernando Alonso. Esteban esteve na frente por 65 voltas e conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1.


Vettel e Hamilton completaram o pódio, mas a corrida ainda teve outros desdobramentos. Horas após o término, a FIA informou que Vettel não tinha combustível suficiente para análise técnica; a amostra deve ser de 1L, porém só foi possível retirar 300mL do carro, assim, o tetracampeão foi desclassificado da prova.


Após a etapa em Budapeste, a Mercedes e Lewis Hamilton assumiram a liderança do campeonato. Depois de tantos acontecimentos é hora de um descanso, a Fórmula 1 faz uma pausa e volta no dia 29 de Agosto na Bélgica.


Classificação Final Grande Prêmio da Hungria


1 Esteban Ocon Alpine

DQ Sebastian Vettel Aston Martin

3 Lewis Hamilton Mercedes

4 Carlos Sainz Jr. Ferrari

5 Fernando Alonso Alpine

6 Pierre Gasly AlphaTauri

7 Yuki Tsunoda AlphaTauri

8 Nicholas Latifi Williams

9 George Russell Williams

10 Max Verstappen Red Bull

11 Kimi Räikkönen Alfa Romeo

12 Daniel Ricciardo McLaren

13 Mick Schumacher Haas

14 Antonio Giovinazzi Alfa Romeo

DNF Nikita Mazepin Haas

DNF Lando Norris McLaren

DNF Sergio Pérez Red Bull

DNF Valtteri Bottas Mercedes

DNF Charles Leclerc Ferrari

DNF Lance Stroll Aston Martin



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page