top of page

Em uma corrida surreal, Max Verstappen se consagra campeão | GP de Abu Dhabi

Nem os melhores roteiristas conseguiram escrever um final de temporada tão inacreditável. O circuito de Yas Marina foi palco de grandes reviravoltas, consagrando Max Verstappen campeão do mundo de Fórmula 1.

Max Verstappen é o primeiro holandês a conquistar um título de Fórmula 1 (Foto: Red Bull)

Todos os olhos estavam voltados para a primeira fila, com Max Verstappen e Lewis Hamilton lado a lado. O carro 44 da Mercedes fez uma largada surreal, tracionou muito bem e tomou a ponta na primeira curva. Verstappen pegou o vácuo, tentando recuperar a liderança, assim, os dois personagens da temporada acabaram se tocando. Hamilton foi para fora da pista, mas conseguiu retornar em primeiro.


Apesar da reclamação da Red Bull, a FIA argumentou que Hamilton havia devolvido a vantagem de acordo com os dados da telemetria, sem a necessidade de uma investigação (Imagem: F1/ Reprodução)

Hamilton foi ganhando distância enquanto Verstappen reclamava dos pneus macios, porém não podia fazer o pit stop, pois retornaria no meio do tráfego. Na volta 14, a Red Bull chamou o piloto aos boxes. Lewis fez a troca em seguida, retornando na segunda colocação, já Max foi para a quinta posição.


Como um verdadeiro escudeiro, Sergio Pérez foi um dos grandes nomes na vitória de Verstappen. O mexicano que assumia a liderança segurou Hamilton de forma brilhante. Na volta 20, os dois travaram uma bela disputa entre ultrapassagens e retomadas. Quando o heptacampeão conseguiu passar Pérez de fato, a distância para o rival havia caído de 8s para 1s. Trabalho em equipe da Red Bull que complicou a vida de Lewis.


Enquanto Prez trabalhava em prol do companheiro de equipe, Valtteri Bottas estava na oitava colocação (Imagem: F1/ Reprodução)

Lewis Hamilton ganhava vantagem para Max Verstappen fazendo voltas rápidas uma atrás da outra. Até que as coisas começaram a mudar a favor da equipe Red Bull. Na volta 35, Antonio Giovinazzi com problemas de câmbio abandonou a prova, gerando um safety car virtual. Assim, Verstappen aproveitou para trocar os pneus e Hamilton permaneceu na pista.


Com pneus novos, Verstappen tinha vantagem para atacar Hamilton, mas para isso precisava tirar cerca de 0.8s no tempo em cada volta até o final da prova, já que a distância para o rival era de 23s. Lewis Hamilton avisou no rádio que a estratégia da Mercedes era perigosa, já que não conseguiria manter o ritmo até o final, mas a equipe garantiu que Verstappen estava distante.


Na volta 53, a corrida começou seu desfecho final da forma mais inacreditável possível. Nicholas Latifi bateu sua Williams, acionando um safety car. Mais uma vez, Verstappen foi aos boxes e Hamilton permaneceu na pista com um pneu de 39 voltas.


Como o carro de Latifi tinha princípio de incêndio, o resgate demorou mais que o esperado, encaminhando a vitória para Lewis Hamilton e o campeonato acabaria ali. No entanto, com uma volta para o fim o safety car saiu da pista. Após a FIA informar que os retardatários não cederiam o segundo lugar a Verstappen - assim a Mercedes teria vantagem- voltou atrás e os carros a frente saíram deixando Max Verstappen e Lewis Hamilton um atrás do outro na ÚLTIMA VOLTA.


Depois de tantos altos de baixos entre as equipes, tudo seria decidido um uma volta! Max Verstappen veio com tudo, Lewis Hamilton se defendeu como pode, mas seus pneus gastos não conseguiram evitar a ultrapassagem de Max Verstappen que seguiu para conquistar seu primeiro título mundial na maior categoria do automobilismo.


Apesar de não liderar uma volta na corrida, Max Verstappen foi o grande campeão (Foto: Fórmula 1)

Enquanto a Red Bull comemorava, a Mercedes não acreditava no que havia acontecido. A equipe alemã conquistou o octacampeonato no mundial de construtores, sendo todos os títulos consecutivos, mas o clima não era nem um pouco de festa.


“Insano”, foi palavra dita pelo mais novo campeão de Fórmula 1. Max Verstappen entrou para os livros de história após uma temporada surreal. Agora, a Fórmula 1 entra em férias, deixando saudades, mas também uma expectativa alta para a próxima temporada.


Classificação Final GP de Abu Dhabi


1 Max Verstappen Red Bull

2 Lewis Hamilton Mercedes

3 Carlos Sainz Ferrari

4 Yuki Tsunoda AlphaTauri

5 Pierre Gasly AlphaTauri

6 Valtteri Bottas Mercedes

7 Lando Norris McLaren

8 Fernando Alonso Alpine

9 Esteban Ocon Alpine

10 Charles Leclerc Ferrari

11 Sebastian Vettel Aston Martin

12 Daniel Ricciardo McLaren

13 Lance Stroll Aston Martin

14 Mick Schumacher Haas

DNF Sergio Pérez Red Bull

DNF Nicholas Latifi Williams

DNF Antonio Giovinazzi Alfa Romeo

DNF George Russell Williams

DNF Kimi Räikkönen Alfa Romeo



bottom of page