top of page

1 certeza e 4 imprevistos no Grande Prêmio de Mônaco

Apesar de o Grande Prêmio de Mônaco ser conhecido pelos seus resultados certeiros com base na classificação, a corrida deste ano nas ruas do principado, também, contou com acontecimentos improváveis.


Foto: Fórmula 1

Red Bull batalhando pelo campeonato


Vamos começar falando de uma certeza sobre esse GP: Red Bull brigando ponto a ponto com a Mercedes. A equipe ansiava por essa corrida, uma vez que a distância no campeonato era de 29 pontos para a grande rival Mercedes.


No primeiro treino livre, na quinta feira, Pérez fez o melhor tempo, já no sábado Verstappen teve a melhor volta no terceiro treino e quase conquistou a pole, perdendo sua chance quando Charles Leclerc bateu e encerrou a sessão.


Na corrida Verstappen se firmou no primeiro lugar sem precisar brigar para manter a posição e Pérez terminou em quarto lugar. Resultado: Red Bull líder do campeonato de construtores apenas 1 ponto a frente da Mercedes. Detalhe: isso não acontecia desde 2014! Também, no campeonato de pilotos Max Verstappen passou Lewis Hamilton por quatro pontos.


Ferrari no pódio


E vamos para os resultados imprevisíveis, que no caso da Ferrari o sentido chega a ser ambíguo: pela surpresa com um carro competitivo e ao mesmo tempo os problemas com o SF21 de Charles Leclerc.


No início do fim de semana o monegasco foi capaz de fazer o melhor tempo no segundo treino livre. Isso foi possível devido às mudanças na caixa de câmbio do carro para 2021, permitindo um ótimo grip mecânico, o que é de maior relevância em Mônaco do que a potência do motor em si. O piloto da casa fez a alegria do principado ao conquistar a pole no sábado. Importante lembrar que Leclerc cravou a melhor volta em 1:11:113, resultado superior ao de 2019 quando a Ferrari tinha um carro super potente- digno de investigação- e Charles fez seu melhor tempo em 1:11.265, no terceiro treino.


Neste ano, mesmo com a batida nos segundos finais da Q3 Charles Leclerc ficou com a pole, mas estava muito discreto na comemoração, ele sabia que a caixa de câmbio poderia ter sofrido algum dano e sua posição no grid não seria mais a mesma. A equipe italiana fez suspense e comunicou horas antes da corrida que o carro não teria alterações. No entanto, logo na volta de instalação o SF21 apresentou problemas, que o próprio piloto não soube explicar, e a corrida acabou antes de começar para Leclerc.


Foto: Instagram/Charles Leclerc

Por outro, Carlos Sainz que vinha em um ótimo ritmo no fim de semana, conquistou seu primeiro pódio pela escuderia italiana, e também colocou a Ferrari pela primeira vez na temporada entre os três primeiros.


Mercedes atrapalhada


Desorganização e equipe Mercedes são palavras que não combinam. Muito pelo contrário a equipe é conhecida pelas ótimas estratégias e trabalho coletivo. Porém, no GP de Mônaco

o time apresentou dificuldades com o carro. Valtteri Bottas largou em terceiro, enquanto Lewis Hamilton em sétimo, lugar atípico para o heptacampeão que desde 2018, na Alemanha, não largava tão atrás.


A corrida do time alemão ficou marcada por um problema jamais visto na Fórmula 1, Bottas foi forçado a abandonar a prova por conta que a porca de um dos pneus dianteiros ficou presa.


Foto: Reprodução/F1

Como se não bastasse, Hamilton foi chamado muito cedo para os boxes, dificultando assim, qualquer chance de recuperação na corrida. Hamilton terminou em sétimo, perdendo a liderança do campeonato e cheio de assunto para tratar com o time.


Mazepin distante do muro

Desde sua chegada na Fórmula 1, Nikita Mazepin é conhecido por polêmicas dentro e fora das pistas. Nos circuitos suas rodadas e atrapalhadas já são praticamente comuns para os espectadores. Mas, desta vez, o russo surpreendeu a todos e terminou a corrida sem qualquer encostada no guard-rail.


Além disso, no primeiro e no segundo treino esteve à frente do seu companheiro de equipe, Mick Schumacher. O alemão, pelo contrário, bateu forte no sábado e causou uma despesa que pode chegar até 500 mil euros para a equipe Haas.


Foto: Reprodução/F1

Vettel piloto do dia


Com certeza, ninguém esperava que Sebastian Vettel seria o piloto do dia em Mônaco. Principalmente porque o tetracampeão é marcado por um desempenho fraco com a Aston Martin, além dos problemas que enfrentou no passado com a Ferrari.


Sebastian Vettel largou da oitava colocação e com a estratégia da equipe na parada nos boxes, terminou em quinto lugar e foi eleito pela torcida o piloto do dia.


Arte: Fórmula 1





bottom of page