top of page

Em uma corrida dramática, Hamilton conquista sua 100ª vitória na carreira | GP da Rússia

Com chuva no final da prova e a teimosia de Lando Norris, Hamilton chegou a sua centésima vitória.


Lewis Hamilton segue fazendo história na principal categoria do automobilismo (Foto: Mercedes)

Apesar da hegemonia da Mercedes no autódromo de Sóchi, os pilotos da equipe não começaram a prova muito bem; Valtteri Bottas trocou sua unidade de potência e com a punição largou em P17, uma estratégia da equipe alemã para segurar Max Verstappen que largava em último, mas na volta 6, sem tentar se defender do holandês, Bottas foi ultrapassado pelo carro da Red Bull. Já Hamilton, que começou em P4, perdeu três posições na primeira volta.


Na disputa pelo primeiro lugar, Carlos Sainz, da Ferrari, pegou o vácuo e tomou a liderança de Lando Norris, logo no início da prova. Quando a janela de pit stops abriu, Hamilton se manteve na pista, ganhando posições e quando fez sua parada estava em P2 e retornou em P9. Na volta 30, o heptacampeão, na sétima colocação, ultrapassou Sainz e recebeu um incentivo do chefe da equipe, Toto Wolff: "Lewis, você pode ganhar esta corrida”.


Hamilton começa a se recuperar na prova (Foto: Reprodução/F1)

Hamilton foi ganhando posições até chegar em Norris que havia recuperado a liderança, Lewis tentava a todo custo, mas não conseguia chegar no piloto da McLaren, mesmo com a asa aberta. O ponto alto e decisivo da corrida foi quando, na volta 46, a ameaça de chuva de fato se concretizou, os pingos começaram a cair e com sete voltas para o fim da prova, as equipes se movimentavam nos boxes para a troca dos pneus de pista seca pelos intermediários. A chuva começou a apertar cada vez mais. Na frente, Norris e Hamilton seguiram desobedecendo às ordens dos times ao permanecerem na pista. Lewis cedeu e foi para os boxes, na volta 50.


Norris seguiu xingando a equipe no rádio e começou a ter dificuldades para se manter no asfalto com os pneus duros; o jovem piloto não queria abrir mão da sua primeira vitória na carreira. A chuva aumentava cada vez mais. Norris acabou perdendo de vez o controle do MCL35M, na volta 51, foi para a área de escape e viu Hamilton assumir o primeiro lugar.


Norris não consegue guiar o carro na chuva e Hamilton assume a liderança (Foto: Reprodução/F1)

Com muita dificuldade para chegar nos boxes, Lando, finalmente, fez seu pit stop, mas custou caro, o britânico deixou escapar a vitória e terminou em sétimo lugar. O piloto ficou extremamente desapontado e assumiu seu erro ao final da prova. Enquanto isso, Lewis Hamilton vencia sua centésima corrida na F1. O heptacampeão brincou na entrevista dizendo que demorou para a vitória vir, também, comentou que se Norris não tivesse escapado, ele não seria capaz de ultrapassar o piloto da McLaren na pista.


Agora, apenas dois pontos separam Lewis Hamilton e Max Verstappen no campeonato de pilotos, a disputa segue intensa. A próxima etapa será na Turquia, no dia 10 de Outubro.


Classificação Final GP da Rússia

1 Lewis Hamilton Mercedes

2 Max Verstappen Red Bull

3 Carlos Sainz Ferrari

4 Daniel Ricciardo McLaren

5 Valtteri Bottas Mercedes

6 Fernando Alonso Alpine

7 Lando Norris McLaren

8 Kimi Räikkönen Alfa Romeo

9 Sergio Pérez Red Bull

10 George Russell Williams

11 Lance Stroll Aston Martin

12 Sebastian Vettel Aston Martin

13 Pierre Gasly AlphaTauri

14 Esteban Ocon Alpine

15 Charles Leclerc Ferrari 52

16 Antonio Giovinazzi Alfa Romeo

17 Yuki Tsunoda AlphaTauri

18 Nikita Mazepin Haas

19 Nicholas Latifi Williams

DNF Mick Schumacher Haas


bottom of page