top of page

Em uma corrida trágica da Ferrari Red Bull leva a melhor | GP do Azerbaijão

A corrida no Azerbaijão é sinônimo de surpresas, momentos caóticos, euforias e frustrações. Hoje, as alegrias foram da Red Bull enquanto a Ferrari ia embora mais cedo das ruas de Baku.

A vantagem do time austríaco no campeonato aumentou para oitenta pontos (Foto: Red Bull)

Logo na largada, Charles Leclerc foi ultrapassado por Sergio Pérez. O mexicano, que vem embalado da vitória em Mônaco, foi abrindo vantagem. A Ferrari corria atrás do prejuízo, Leclerc tentava recuperar a liderança e Carlos Sainz ia em busca de Max Verstappen, mas bastou nove voltas para que o carro do espanhol tivesse um problema hidráulico, resultando no primeiro abandono.


Com o safety car virtual acionado, Leclerc partiu para a estratégia e foi para os boxes. Com um pit stop lento, de 5.4s, o monegasco retornou na terceira colocação. Na pista, Max Verstappen assumiu a liderança, na volta 15, após ultrapassar o companheiro de equipe. Em seguida, Pérez foi para os boxes e também teve uma parada ruim, de 5.7s, e acabou perdendo a segunda posição para Leclerc.


Quando foi a vez do líder Verstappen fazer sua parada, a Red Bull fez um pit stop 3.5s. Assim, Charles Leclerc assumiu a ponta novamente, mas não era o fim de semana da Ferrari, uma volta depois, uma fumaça branca começou a sair atrás do F1-75, tirando a escuderia italiana completamente da prova.

Leclerc não soube informar o real problema do carro (Imagem:F1/Reprodução)

Com a rival fora da disputa, a Red Bull aproveitou para assumir a liderança de vez e seguiu tranquila na prova rumo ao pódio - inclusive a equipe pediu para os pilotos diminuírem o ritmo com a intenção de poupar o motor.


George Russell segue sendo o homem consistência da temporada e foi pela terceira vez ao pódio com a Mercedes. Em quarto lugar ficou Lewis Hamilton, que sofreu bastante com as quicadas do carro - o heptacampeão teve dificuldades para sair do cockpit após a prova. Pierre Gasly foi o quinto colocado, sua melhor posição no ano, seguido por Sebastian Vettel, Fernando Alonso, Daniel Ricciardo e Lando Norris, com uma disputa doméstica por posições, e Esteban Ocon fechou o top 10.


A Fórmula 1 já volta no próximo domingo com a etapa no Circuito Gilles Villeneuve, Canadá.


Classificação GP do Azerbaijão


1 Max Verstappen Red Bull

2 Sergio Pérez Red Bull

3 George Russell Mercedes

4 Lewis Hamilton Mercedes

5 Pierre Gasly AlphaTauri

6 Sebastian Vettel Aston Martin

7 Fernando Alonso Alpine

8 Daniel Ricciardo McLaren

9 Lando Norris McLaren

10 Esteban Ocon Alpine

11 Valtteri Bottas Alfa Romeo

12 Alexander Albon Williams

13 Yuki Tsunoda AlphaTauri

14 Mick Schumacher Haas

15 Nicholas Latifi Williams

DNF Lance Stroll Aston Martin

DNF Kevin Magnussen Haas

DNF Guanyu Zhou Alfa Romeo

DNF Charles Leclerc Ferrari

DNF Carlos Sainz Ferrari





bottom of page