top of page

Trabalhando com os fatos: o desastre da Ferrari | GP da França

O fim de semana da Scuderia Ferrari em Le Castellet foi desastroso. O time que já começou em desvantagem devido a punição de Carlos Sainz, por conta de trocas na unidade de potência, acabou perdendo muito mais na corrida com o erro de Leclerc e o quinto lugar de Sainz.

Foto: Ferrari

Para entender melhor a montanha russa de emoções da Ferrari neste fim de semana nada melhor do que trabalhar com os fatos:


Carlos Sainz no final do grid


Na sexta- feira, o time italiano comunicou a troca da central eletrônica do motor de Sainz, como o regulamento só permite duas substituições do composto na temporada, o espanhol foi penalizado em dez posições. No sábado, ocorreram mais trocas: motor a combustão, turbo compressor, MGU-K e o MGU-H, resultando em uma largada nas últimas posições. Após a classificação, Carlos ficou a frente de Kevin Magnussen, também penalizado, assim, o espanhol largou na penúltima posição do grid.


Trabalho em equipe coloca Leclerc na pole


No sábado, a Ferrari conseguiu pôr em prática o trabalho em equipe na classificação. Sainz avançou ao Q3, inclusive marcou o melhor tempo no Q2, e ajudou Charles Leclerc ao dar vácuo em dois momentos durante a etapa final da classificação. Leclerc afirmou que sem a ajuda do companheiro de equipe não teria conquistado sua 16ª pole position.


Defesa de Leclerc e atraso de Sainz

No início da corrida, Charles se defendeu muito bem do rival Verstappen, o holandês teve grandes chances de ultrapassagem entre as voltas seis e onze, mas o monegasco se manteve firme, construindo uma leve vantagem. Já Sainz acabou tendo dificuldade para ultrapassar no pelotão de trás. No comparativo, na volta 5, Kevin Magnussen, que largou na última fileira ao lado de Sainz, já havia avançado oito posições, enquanto o espanhol apenas cinco.


Erros prejudiciais de piloto e equipe


Após Max Verstappen ir para os boxes, Charles Leclerc tinha a oportunidade de construir uma vantagem na prova, mas na volta 18 Leclerc perdeu a traseira do carro na curva 11, indo parar na barreira de pneus.

Leclerc assumiu seu erro, eliminando as especulações de algum problema com o F1-75 (Imagem:F1/Reprodução)

Com o acionamento do safety car, Carlos Sainz foi para os boxes colocar pneus médios, mas a parada foi cedo demais, já que o espanhol estava em uma estratégia de pneus duros para o início de prova. Como se não bastasse, o pit stop foi lento e Sainz deixou os boxes de forma perigosa quase atingindo a Williams de Alexander Albon, o que acarretou em cinco segundos de penalização.


Na volta 41, quando estava prestes a passar Sergio Pérez e assumir a terceira posição, Sainz foi chamado aos boxes, mas foi contra a ordem da equipe. Carlos ultrapassou Pérez e em seguida fez seu segundo pit stop para colocar pneus médios e cumprir a penalização. O piloto da Ferrari defendeu a estratégia do time: “A equipe tem muito mais dados no computador, eles têm muito mais números para analisar e, se tomaram essa decisão, estou 100% convencido de que a tomaram com a melhor das intenções.”


Ânimos exaltados


Assim que Leclerc foi falar com a imprensa deu algumas declarações fortes quando perguntado sobre seu erro: “Tentei muito por fora, a traseira pegou em algum lugar sujo, mas é minha culpa. E se eu continuar cometendo esses erros então eu não mereço ganhar o campeonato. O nível é muito alto esse ano, eu estou em alta performance, mas se eu continuar cometendo esses erros é inútil estar em alto nível. ”


O chefe da equipe, Mattia Binotto, saiu em defesa do piloto: “Não concordo com o que Charles disse. Ele perdeu muitos pontos de outras maneiras. Ele pilota como um campeão e deve continuar fazendo isso. O carro é competitivo, já estamos olhando para a próxima semana, na Hungria. Nem quero falar muito sobre o erro de um campeão.”


Efeitos no campeonato


A equipe chegou na França 56 pontos atrás da Red Bull e agora sai com uma distância de 82 pontos, apenas 44 à frente da Mercedes. No campeonato de pilotos Charles Leclerc está a 63 pontos atrás do líder Max Verstappen.



A corrida que marcou o início da segunda metade da temporada trouxe alguns fatos negativos para a Ferrari, mas sabemos que na Fórmula 1 os fatos podem mudar a qualquer momento…


bottom of page