top of page

2008 e 2021: as últimas voltas mais marcantes da Fórmula 1

Em 2008, Lewis Hamilton conquistou seu primeiro título mundial em Interlagos numa decisão considerada a mais emocionante de todos os tempos, até o dia de hoje em Abu Dhabi. Ambas as corridas tiveram o desfecho na última volta, entrando para a história do automobilismo.

Foto: Fórmula 1

O ano era 2008, Felipe Massa e Lewis Hamilton decidiam o campeonato na última etapa, no Autódromo de Interlagos. Para Massa ser campeão precisava ganhar a corrida e esperar que Hamilton terminasse abaixo da quinta colocação. O brasileiro conquistou a pole position enquanto Hamilton se classificou em quarto, o que aumentou as esperanças para o título inédito de Felipe Massa.


Pouco antes da prova dar início, a chuva caiu no autódromo atrasando em 10 minutos a largada. Quando as luzes vermelhas se apagaram e os carros partiram, Massa manteve a liderança, já Hamilton fazia uma corrida cautelosa mantendo a posição.


Após a pista secar e os pilotos fazerem seus pit stops, Hamilton foi para a sexta colocação e Massa se mantinha em primeiro. Novamente, a chuva deu as caras trazendo emoção à corrida. Na antepenúltima volta, Hamilton foi ultrapassado por Sebastian Vettel, caindo para sexto, o que dava o título a Massa.


Com o delírio nas arquibancadas, Felipe Massa recebia a bandeira quadriculada se tornando campeão mundial em casa! Mas, no final da última volta, com a chuva se intensificando, Timo Glock não conseguiu manter a posição com os pneus de pista seca, assim, Lewis Hamilton fez a ultrapassagem no alemão, cruzou a bandeira quadriculada em quinto se tornando o piloto mais jovem a conquistar um título de Fórmula 1, aos 23 anos.


O título de Felipe Massa durou apenas 38 segundos (Imagem: F1/Reprodução)

Agora, 13 anos depois, a decisão em Abu Dhabi terminou com a frustração de Lewis Hamilton. O heptacampeão e Max Verstappen chegaram empatados na última etapa, algo que não acontecia desde 1974.


Logo na primeira curva Lewis tomou a liderança do rival abrindo vantagem. Na volta 35, Hamilton seguia com um bom ritmo sem ameaças de Verstappen. Na volta 53, tudo se encaminhava para o oitavo título do britânico, já que Verstappen estava 12 segundos atrás. Até que Nicholas Latifi bateu. Com a entrada do safety car. Max foi trocar os pneus enquanto Hamilton permaneceu na pista.


Com cinco voltas para o fim e um princípio de incêndio no carro de Latifi, o campeonato poderia ser decidido com o safety car na pista, mas convenhamos que a temporada de 2021 não poderia acabar dessa forma.


O safety car saiu na última volta, deixando Lewis Hamilton e Max Verstappen colados um atrás do outro. Hamilton não pode se defender com seus pneus de 39 voltas e viu o rival ultrapassá-lo, conquistando seu primeiro título.


Verstappen chegou a ficar 23 segundos atrás de Hamilton, mas recebeu a bandeirada final com 2 segundos de vantagem (Imagem: F1/Reprodução)

Interlagos, Abu Dhabi e uma última volta que jamais será esquecida.




bottom of page